Bancários iniciam greve na Bahia nesta terça-feira (27)

|

Após decisão tomada em assembleia na noite desta segunda-feira (26), bancários iniciam hoje uma paralisação nas agências de toda a Bahia. A decisão segue indicativo de greve nacional e uma assembleia marcada para as 18h de hoje devem definir os rumos da paralisação.  

A paralisação ganhou adesão de bancários da Desenbahia que, em reunião realizada na tarde de ontem (27) decidiu por apoiar a paralisação no estado. Segundo a Comissão dos Trabalhadores da Desenbahia, esta é a primeira vez em 15 anos que os cerca de 240 funcionários da Agência fazem uma paralisação.  

A greve, segundo Sindicato dos Bancários atinge bancos públicos e privados na Bahia e em outros nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco, segundo levantamento feito pela Contraf-CUT. Capitais como Porto Alegre, Curitiba e também Brasília também vão parar as atividades bancárias.   Segundo a Contraf, mesmo em greve algumas agências continuam o funcionamento e o cliente tem outras opções de canais de atendimento, como internet banking, terminais de autoatendimento e via telefone, para continuar utilizando os serviços bancários.  

Na sexta-feira (26) a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta com índice de reajuste de 8%, não aceita pelos bancários que pedem um reajuste de 12,8%. O Comando Nacional de Greve também considerou que a proposta não contempla a valorização do piso da categoria nem prevê aumento na Participação dos Lucros e Resultados.  

Os bancários reivindicam a valorização do piso salarial, o aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). 

Redação CORREIO

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |