DNIT decide derrubar eucaliptos tidos como cartão postal do município de Barra do Rocha

|

DNIT decide acabar com a paisagem nos próximos dias (entrada de Barra do Rocha)

Nesta sexta-feira (11) a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) em acabar com o cartão postal de Barra do Rocha, noticiada pelo barrochense José Arthur Ramos Costa, esposo da vice-prefeita Vera Lúcia Franco Ramos Costa e popularmente conhecido como Sr. Zequinha, tem causado indignação à comunidade da pacata cidade  de pouco mais de 6 mil habitantes localizada no sul da Bahia. Segundo Zequinha, o Órgão Federal, agora com a forca do Ministério Público obriga a derrubada de todos os eucaliptos plantados à beira da BR 330, nas proximidades da Fazenda Amaralina, um cenário verde (cartão de visita) existente na entrada do município.  

Procurando entender melhor a decisão que repercute nos quatro cantos da cidade, o Portal Barra do Rocha News procurou o mentor responsável pela aquela beleza que além de ser uma “marca registrada”, se transformou em um patrimônio ambiental. Zequinha revelou que há cerca de 2 anos atrás já houve uma inspeção do DNIT no local, onde fiscais deram ordem de tirar todas as árvores em até 15 dias. Entretanto, o mesmo chegou a participar de audiência na Justiça Federal em Jequié, onde na época o Juiz de Direito, Dr. Francisco, apesar de seguir a decisão mostrou-se sensível com a situação, prometendo enviar um funcionário para nova inspeção em 60 dias, onde seria determinada quais árvores poderiam ser mantidas.  

O tempo passou e a visita nunca aconteceu... quando para surpresa do agrônomo Zequinha, nesta quinta-feira (10), chega a triste e ainda mais ferrenha noticias sobre os eucaliptos que até o momento nunca prejudicou pedestres ou motoristas na referida BR: AS ÁRVORES DEVERIAM SER DERRUBADAS COM MAIOR URGÊNCIA POSSÍVEL!  

Zequinha está triste com a decisão
- "Infelizmente o homem tem se afastado da natureza nos últimos anos e hoje o ser humano vive apenas em busca do ter. Quem me conhece sabe que o que fiz, faço e sempre farei pela natureza é por amor ao meio ambiente, sendo que nunca almejei reconhecimento ou retorno financeiro por isso; estes eucaliptos plantados e cultivados com muito trabalho, em um momento marcante em minha vida, tem um valor sentimental incalculável que nenhum dinheiro pagará. Com certeza eles farão muita falta, principalmente por se transformar em uma referência para Barra do Rocha." Disse Zequinha com a tristeza estampada na face.

Em conformidade com a Justiça e sentindo-se incapaz no que tange a reversão do resultado, restou ao querido Zequinha, amante da natureza e preservador do Meio Ambiente (quem conhece sua propriedade sabe disso), prestar esclarecimentos e satisfação à comunidade barrochense, ora beneficiada pelos poucos metros de ar puro ali proporcionado, que por decisão do DNIT, muito em breve ficará apenas na memória de quem regozijou deste bel prazer. (ver nota)  

A comunidade já se manifestou contrária a ordem do órgão federal, tendo o apoio do gestor municipal, meios de comunicação local; inclusive deste portal de noticias, que juntamente com sua assessoria jurídica já começou a articular uma medida de defesa cabível para manutenção do cartão postal do município. Caso não haja sucesso, e por não haver um processo judicial para tal decisão, esperamos que no mínimo o DNIT esclareça dentro das normas ambientais e de segurança o motivo da decisão, algo que não vemos como problema e queremos solução.  

Vale lembrar que recentemente o mesmo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) foi noticia em todo Brasil não por buscar melhorias de condições de nossas estradas ou preocupar-se com eucaliptos á beira de BR’s, mas por uma série irregularidade apontadas como corrupção que gerou um grande número de demissões e não solucionou o maior problema, que seria o retorno do nosso dinheiro aos cofres públicos. O que o DNIT deveria se preocupar em relação a nossa região, seria proibir a existência dos lixões a céu aberto próximo à pista, que atrai inúmeros urubus e leva perigo aos motoristas; ou quem sabe solucionar o problema dos animais soltos na BR 330, isso sim tem causado transtornos e mortes constantemente.

A população barrochenses, triste com a falta de respeito do órgão responsável perante a comunidade e por enxergar como benefício os pés de eucaliptos, abraçou a causa e promete lutar com todas as formas para mudança da decisão, até que o tal DNIT se manifeste ou prove o contrário.  

O Portal Barra do Rocha News espera contar com o apoio de todos os meios de comunicação, e também daqueles que por conhecer, usufruir, ou simplesmente viver a beleza do local e respirar aquele ar puro por alguns segundos ao passar pelo município, e se caso desconheça o Cartão Postal de Barra do Rocha, sensibiliza-se pela causa e abrace nossa campanha em prol da permanência dos eucaliptos. 

Deixe sua opinião sobre decisão do DNIT!

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |