PLANETA HABITÁVEL É ENCONTRADO

|

Ilustração mostra como seria o planeta Kepler-186f (Foto: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech)

Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho similar ao da Terra, onde pode existir água líquida - dessa maneira, ele em tese pode ser habitável, segundo a revista científica "Science", onde o estudo foi publicado na quinta-feira (17). Batizado de Kepler-186f, ele orbita uma estrela chamada Kepler-186 e tem praticamente o mesmo diâmetro da Terra, estimam os cientistas. O planeta leva 129,9 dias terrestres para completar uma volta ao redor da sua estrela - ou seja, lá um ano dura mais ou menos um terço do que o ano na Terra. "A intensidade e o espectro da radiação do Kepler-186f o colocam na zona estelar habitável, implicando que, se ele tiver uma atmosfera como a da Terra, então uma parte de sua água provavelmente está em forma líquida", afirma o estudo. O telescópio Kleper permite que cientistas identifiquem planetas em sistemas distantes para isso medindo a quantidade de luz que eles bloqueiam ou passar diante das estrelas que orbitam. (G1)

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |