Estudantes participam de competição nacional na segunda semana de outubro |
Estudantes e professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, a 465 quilômetros de Salvador, vão participar de uma maratona universitária de eficiência energética, em São Paulo, com uma criação bastante inusitada. Com rodas de bicicleta, chassi de alumínio, bateria de motocicleta e muita casca de coco, o carro demorou três meses para ficar pronto e é o primeiro feito do Nordeste feito com base no fruto.
A maratona é realizada em São Paulo desde 2004 e é uma das maiores do mundo, de acordo com informações da TV Bahia. O objetivo dos universitários baianos é promover a consciência ambiental e social com o modelo desenvolvido na maratona que acontece na segunda semana de outubro.
A aluna que vai dirigir o carro de coco foi escolhida a dedo. Por ter apenas 48 kg, ela poderá conduzir o veículo com mais velocidade pelo autódromo de Interlagos, onde vai acontecer a competição universitária. Segundo a universitária Layza Ohanna, o veículo é seguro, estável e transmite segurança para o piloto.
Redação CORREIO