Equipe que participou da reunião para implantação do PAA |
Na sexta-feira (07), aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Rocha uma importante reunião para implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tendo como palestrante o Sr. Antonio Marcelino Oliveira, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna e o principal responsável pelo sucesso do PAA no município, que é referencia em todo o Brasil. O mesmo estava acompanhado pela nutricionista do Programa, Sra. Telmara Benevides e do advogado Marcos Antonio Conrado.
Inicialmente o presidente da APROFRUTA e do Sindicato, Sr. Gabriel Leite iniciou as atividades com uma breve saudação e relato da verdadeira realidade da agricultura família no município, o que foi de grande importância para o decorrer das atividades que tinha como objetivo o cumprimento do artigo 19 da Lei n. 10.696, de 02 de julho de 2003 e o beneficiamento dos pequenos agricultores familiares por meio da aquisição de alimentos de sua produção e promover a inclusão social no campo.
Durante a explanação do Sr. Marcelino, foram abordados temas sobre o crescimento da agricultura familiar no Brasil, o apoio que vem sendo dado pelo Governo no que diz respeito a capacitação técnica e a contribuição financeira através do PRONAF; a importância da implantação do programa no município que contribuirá como diversificação de culturas e produtos na região; esclarecimentos sobre a aquisição e exigência da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para participação no PAA; os trâmites a serem seguidos para implantação do programa, entre outros assuntos.
Antonio Marcelino |
- “Quero deixar bem claro que amo minha profissão e sou a favor das políticas públicas, que venha atender qualquer cidadão independente de cores partidárias como acontece em diversos municípios. O PAA é democrático e será aberto a todo agricultor familiar de Barra do Rocha, basta que esteja devidamente legal e ter o produto a ser oferecido; assim o beneficio será estendido tanto ao que planta, como a quem consume, que pode ser as famílias em vulnerabilidade, beneficiários de programas sociais, alunos das escolas públicas, etc. Entretanto, não podemos deixar de ressaltar a importância da setorialidade entre Saúde, Educação, Social e Agricultura, para o sucesso do PAA em Barra do Rocha.” Relatou Marcelino.
Após apresentação de slides e vídeos que relataram o sucesso do PAA em Itabuna, o que fez ser referência em todo Brasil como segundo modelo nacional, perdendo apenas para Belo Horizonte, o Sr. Marcelino manifestou a felicidade em ver o interesse do município quanto a implantação do programa, porém cobrou empeno dos interessados.
- “Estarei sempre a disposição para maiores esclarecimentos. Espero que com minha contribuição e implantação do PAA, vocês passem andar com suas próprias pernas e também contribuir para o progresso da agricultura familiar na Bahia,” finalizou.
Essa iniciativa aconteceu através da articulação do Sr. Gabriel Leite, presidente do Sindicato Rural dos produtores Rurais e APROFRUTA, assim como, do redator do Portal BR News, Lauro Elisio, que mantiveram contato com Marcelino, que prontamente atendeu a solicitação. Resta agora ao município fazer sua parte e aguardar retorno quanto ao credenciamento ao Ministério de Desenvolvimento Social para implantação do PAA em Barra do Rocha.