Barrochense Lamarck no momento da entrega da medalha de 1º lugar |
Neste sábado (03), após vencer mais uma etapa do Circuito Baiano de Judô na cidade de Barro Preto-BA, o judoca barrochense Lamarck Alcântara entra para história do Judô estadual com a confirmação do título de melhor judoca da Bahia em sua modalidade; uma vitória comemorada por toda Barra do Rocha, afinal ele é o único judoca masculino a conquistar essa façanha desde a fundação do esporte em Barra do Rocha.
Lamarck foi quase imbatível ao longo do ano, vencendo 05 (cinco) das 08 (oito) etapas disputadas. A regularidade faz com que o atleta seja reconhecido como grande revelação no esporte, o que resultou ao atleta a participação na seleção baiana no Campeonato Brasileiro de Judô.
Um jovem batalhador, determinado e acima de tudo amante do judô, tem em seu pai e sensei Waide, o espelho de lutas e conquistas (pessoal e profissional) através do esporte. Apesar da pouca idade (16 anos), na Associação Barrochense de Judô – ABJ já desperta seu espírito de liderança junto aos colegas, sendo muitas vezes o responsável pelos esforçados treinos semanalmente.
Lamarck ao lado da cubana Yelenis Castillo |
A calma, estratégia de lutar, objetividade e titulo conquistado rendeu ao atleta barrochense muitos elogios de uma judoca tida como referência mundial, a cubana Yelenis Castillo, vice-campeã Olímpica em Pequim 2008, que presenciou a última etapa disputada em Barra o Preto.
A FEBAJU organizará uma grande festa para premiação dos melhores judocas da Bahia 2011, e como Campeão, Lamarck Alcântara fará parte dessa festa. O evento acontecerá em 17 de dezembro no Celesiano Dom Bosco em Salvador. Vale lembrar que outro barrochense, Gilberto Ricardo, irmão de Lamark, pode ser incluso na festa, já que aguarda o resultado geral que sairá ainda esta semana.
Resumindo... Barra do Rocha, a pequena cidade de pouco mais de 6 mil habitantes faz parte do cenário do Judô Baiano graças ao trabalho do sensei Waide através da ABJ; uma associação que apesar todas as dificuldades enfrentadas, desde estrutura física até a financeira, conseguiu transformar um simples atleta em melhor judoca da Bahia.
Parabéns Lamarck por essa inédita conquista! Você faz parte da história do esporte municipal e mais que nunca é um orgulho barrochense!