sexta-feira

Barra do Rocha: Município finaliza cadastro para regularização ambiental de propriedades rurais

Coordenadas geográficas da Fazenda Santa Luzia, na região do Pilão

Em parceria com o Governo do Estado, através da empresa Saltus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, realizou gratuitamente os serviços de assessoria para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades rurais do município de Barra do Rocha. A iniciativa acontece por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), sendo que o CAR auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.   

Em Barra do Rocha foram realizados cerca de 100 (cem) cadastros, onde a equipe técnica, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Rocha e apoio do governo Construindo o Futuro, visitou as localidades para levantamento de dados, delimitação das áreas de proteção permanente (APP), reservas de vegetação nativa, entre outras. Ao final, os proprietários recebem coordenadas geográficas com cálculos dos valores das áreas para diagnóstico ambiental. 

“Esta iniciativa foi de grande importância e beneficiará centenas de agricultores, que regulariza parte de sua documentação rural para acesso a financiamentos e inclusive negociação futura de sua propriedade. Vale ressaltar que o cadastro é obrigatório, sendo que aqueles que não compareceram deverão custear os serviços através de contratação de profissional da área,” destacou o Secretário Gabriel Leite. Em tempo, o prazo para emissão do CAR foi prorrogado somente até dezembro/2017, após este período os interessados ficarão inadimplente junto a Sema e Inema. (BR News)

Nenhum comentário: