quarta-feira

Termina hoje prazo para pagamento do 13º salário, milhares de servidores podem ficar sem gratificação

Pagamento do 13º está ameaçado em cerca de 200 municípios baianas 

Hoje (20) é o último dia para pagamento do 13º salário dos empregados. A gratificação de Natal foi instituída no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962, e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

Cerca de 1,5 milhão de servidores estaduais correm o risco de não receber o 13º salário. Em situação fiscal delicada, os Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Minas Gerais já enfrentam dificuldades mensalmente para levantar recursos para arcar com a folha de pagamento e seus funcionários devem penar para receber o salário extra. No Piauí, os servidores públicos já receberam 50% do 13.º, mas o governo ainda não sabe como fazer para pagar a segunda parcela.  

No Rio Grande do Sul, será o terceiro ano consecutivo em que os funcionários não receberão no prazo. O 13º de 2015 foi pago aos trabalhadores apenas em junho do ano seguinte, com correção de 13,67% - o valor médio cobrado por empréstimos bancários tomados pelos servidores à época. Na Bahia, o pagamento do 13º salários aos servidores públicos está ameaçado em cerca de 200 (duzentos) municípios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui em Ubatã ainda não foi realizado pagamento... esperando até o fim do dia pra ver o ar da graça