Milhares de brasileiros tomaram vacina da Astrazeneca vencida, diz Folha

|

Foto: Rafael Menezes / Saúde GovBA 

As prefeituras de ao menos 1.532 cidades brasileiras aplicaram doses vencidas de vacinas contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Um levantamento da Folha de São Paulo apontou 25.935 casos. Os problemas dizem respeito a oito lotes de vacinas da AstraZeneca, que expiraram entre 29 de março e 4 de junho, mas que foram aplicadas até o dia 19 de junho. De acordo com a Folha, a campeã em aplicações de vacinas vencidas foi a cidade paranaense de Maringá, com 3.563 casos, seguida por Belém (PA), com 2.673 ocorrências, e São Paulo (SP), com 996 situações. Veja abaixo os lotes vencidos:

Região Sul da Bahia  

Oitenta e quatro cidades baianas constam na lista dos locais que vacinaram lotes da AstraZeneca, na primeira dose, fora do prazo de validade. A recomendação é que a pessoa que recebeu a vacina com os lotes citados volte de novo ao posto de saúde e peça nova aplicação. Para isso, é preciso esperar até 28 dias da data em que tomou a dose errada. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negou que tenha aplicado vacinas contra a covid-19 fora do prazo de validade.  

Nossa reportagem consultou através de link divulgado pela Folha de São Paulo que em Ipiaú não houve registro de aplicação dos lotes vencidos. No entanto, em cidades da microrregião houve casos em Itagi (04 doses aplicadas na USF Maria Alice Campos de Andrade); Barra do Rocha (02 doses aplicadas na Unidade de Saúde da família Aloísio Souza Oliveira); Ibirataia (02 doses aplicadas na USF Valdomiro Paulo dos Santos) e Ibirapitanga (01 dose aplicada no Centro de Saúde Dr Antônio Carlos Magalhães). A campeã na região sul da Bahia é Itabuna com 78 doses aplicadas. No sudoeste baiano há registro de doses vencidas aplicadas também em Jequié (01) e Jaguaquara (01). Consulte mais clicando aqui.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |