UCIB PROMOVE EVENTO PARA LANÇAMENTO DE MANUAL DE PRÁTICAS DA CONTROLADORIA MUNICIPAL

|

Presidente da UCIB, Maique Oliveira e os autores do Livro (Foto: ASCOM UCIB) 
Aconteceu na última quinta-feira (14), no Auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador-BA, o lançamento do “MANUAL DE PRÁTICAS DA CONTROLADORIA INTERNA MUNICIPAL – Um guia para formação e aperfeiçoamento – Nos termos da Resolução nº 1.120/05 do TCM – BA”. O evento promovido pela União das Controladorias dos Municípios da Bahia (UCIB) e coordenado por seu Presidente Maique Oliveira, contou com a presença de diversos controladores internos municipais, membros da entidade e representantes de órgãos de controle externo da Bahia, a exemplo do diretor adjunto da Escola de Contas do TCM-BA, o professor José Francisco Carvalho Neto.  

Prof. José Francisco disse que a melhoria da Administração Pública depende do Controle Interno eficaz
O Manual de Práticas da Controladoria Municipal é o resultado das discussões e informações geradas em seminários promovidos através da cooperação técnica entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), o Ministério Público do Estado (MPE), a Controladoria Geral da União (CGU) e a União das Controladorias dos Municípios da Bahia (UCIB) no âmbito do projeto TCE em Campo, realizado entre 2014 a 2019 em diversos municípios baianos.  

Autores Ronaldo Sant'Anna, Vitor Almeida e Daniel Arruda exibem manual 
Esse trabalho é resultado de um esforço coletivo entre os autores Vitor Hugo Almeida, ex-presidente da UCIB; Daniel Arruda, auditor do TCE/BA; e Ronaldo Sant'Anna, auditor do TCM/BA, com vistas a contribuir com o aprimoramento das controladorias internas dos Municípios baianos. Na oportunidade, os autores falaram sobre a construção do trabalho e apresentaram o e-book que passa a ser ofertado gratuitamente aos controladores (baixar aqui). A obra é composta por uma coletânea de orientações e dicas profissionais, abordadas de forma resumida, didática, objetiva e concisa das principais rotinas das controladorias municipais. Recomendado aos controladores, auditores, corregedores e ouvidores municipais.  

Membros da Diretoria da UCIB e os autores do Livro
Durante debate, o presidente da UCIB destacou importância do exemplar para o fortalecimento das Controladorias Internas dos municípios baianos. “Recomendado aos controladores, auditores, corregedores e ouvidores municipais. Destina-se também aos agentes de controle externo interessados em conhecer os desafios contribuir para o aprimoramento das controladorias internas municipais,” destacou Maique. Em tempo, o Território Médio Rio das Contas foi representado no evento pelo jovem Lauro Elisio, Secretário Municipal de Controle e Transparência da Prefeitura de Aiquara e atual Diretor Conselheiro da UCIB. (BR News)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |