CENSO DO IBGE COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA; QUESTIONÁRIO PODERÁ SER RESPONDIDO VIA INTERNET

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Censo do IBGE deste ano contará com central telefônica para ajudar preencher formulário
O Censo 2022 vai disponibilizar uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.  

Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.  Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o procedimento padrão. 

“No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e e-mail para a pessoa. No quarto dia, vamos ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket”, explica a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Andrea Salvador.    

Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o CAC tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial. (Pimenta)

 

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