Barragem da Pedra: Chesf diz que apresentará plano de segurança dentro do prazo legal

|

—  Foto: Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié
Após o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no Plantão Judiciário, na terça-feira (3), determinar que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) deverá apresentar imediatamente planos de segurança, de contingência e de recuperação das áreas afetadas pelo desastre decorrente das falhas na administração da Barragem da Pedra, na região do Município de Jequié, a empresa emitiu nota informando que fará isso dentro do prazo legal.  

“Eletrobras Chesf esclarece que vai apresentar sua defesa no prazo legal, demonstrando que a operação realizada no Reservatório da Usina da Pedra, na Bahia, foi correta e necessária, considerando as intensas chuvas ocorridas nos dias 24 e 25 de dezembro de 2022. Informa também, que irá apresentar, no prazo legal, o recurso cabível contra a decisão judicial proferida”, diz nota.  

No documento, a Chesf ainda reafirmou que “a operação obedeceu aos procedimentos de segurança, reduzindo as consequências das fortes chuvas ocorridas. Sem a operação correta do reservatório, a vazão nas comunidades a jusante da barragem teria chegado a 4.500 metros cúbicos por segundo, muito superior aos valores observados, com impactos ainda maiores para a população. O vertimento realizado foi necessário para conter a vazão dentro dos limites verificados e para evitar que a barragem entrasse em estado de emergência”.  

No dia 26 de dezembro de 2022, o Rio de Contas registrou uma das maiores cheias de sua história. De acordo com a Chesf, o reservatório da Usina Hidroelétrica da Pedra, localizada em Jequié, teve afluência média de 3.100 metros cúbicos por segundo (m³/s) no dia 25 de dezembro. (Bahia Notícias)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |