Barra do Rocha


Histórico do município de Barra do Rocha


Vista aérea do município de Barra do Rocha


Com mais de 200 km² de área territorial, Barra do Rocha está localizada á 384 km de salvador; município de pouco mais de 6 mil habitantes é cortada pela BR-330, tendo acesso à BR-101 próximo à cidade de Ubaitaba, e à BR-116 em Jequié, o que permite o acesso rápido às vizinhas Ubatã (10 Km de distância), Ipiaú (18 Km), quanto a centros comerciais como Jequié, Ipiaú e Itabuna, ou locais turísticos como Ilhéus. 


O povoamento do atual Município de Barra do Rocha teve início em 1890, quando quando seus pioneiros chegaram aqui vindo de Rio do Peixe (atual Pirai do Norte) e de Água Preta (atual Uruçuca) onde se instalaram as margens do Rio de Contas formando uma aldeia de pescadores dai, chegou o senhor Pedro Rocha instalou-se às margens do Rio das Contas em terras pertencentes ao Município de Camamu por volta de 1912. O nome Barra do Rocha foi derivado de Barra, ou seja, do encontro entre o Rio das Contas com o Ribeirão do Rocha.


Pedro Rocha foi o primeiro fazenderio da Barra. Quando alguém queria atravessar o Rio da Contas, vindo de Gongogi para Ipiaú, procurava-se sempre a Barra, que com o passar do tempo ficou sendo conhecida como Barra do Rocha, em referência a Pedro Rocha.


Anos mais tarde, com a fixação de agricultores na região e a abertura de estradas para o escoamento e transporte de cacau os desbravdores do município que ao chegarem neste lugar derrubaram as matas para o plantio do cacau são eles: Antonio Motta Bitencourt,Fabricio Sá Barros e Euzébio José Costa, daí surgiram as primeiras casas, vindo o povoamento sentir os impulsos do progresso.

Em 1916, através da Lei Estadual Nº 90 de 1º de junho, aprovada pela Lei Nº 1156 de 1º de agosto do mesmo ano, passou o povoamento de Barra do Rocha a pertencer ao Distrito de Alfredo Martins (atual Ipiaú), incorporado ao Município de Camamu. Em 1930, o Distrito de Alfredo Martins, passou à categoria de subprefeitura, com o nome de Rio Novo, porém, em 1931, o território do Distrito de Rio Novo foi anexado ao Município de Jequié e dividido em 3 (três) Distritos, dentre os quais o de Barra do Rocha, através do Decreto Estadual Nº 8.249 de 31 de dezembro de 1932.

Por volta da década de 40, surgiu a idéias do habitantes de Barra do Rocha, para lutar pela sua emancipação. Tendo como seu representante na Assembléia Legislativa, o Deputado Dr. Nelson David Ribeiro, conseguindo de acordo com o Decreto, Lei Nº 1.461 de 24 de agosto de 1961, o Território de Barra do Rocha, que foi desmembrada do Município de Ipiaú, elevando-se a Categoria de Município no ano 1963.

Em 1965 houve a primeira eleição para prefeito no município de Barra do Rocha, sendo eleito o Sr. Prosperino W. de Souza. Nesses cinqüenta anos de emancipação política, o município de Barra do Rocha já teve 11 (onze) prefeitos, sendo que destes apenas 03 (três) conseguiram a façanha de governar o município por duas vezes, sendo que o atual gestor, Jônatas Ventura foi o único a conseguir reeleição.

No dia 24 de agosto de 2011, aniversário de emancipação política e administrativa, Barra do Rocha completa meio século de historia.