Netto Brito e Thiago Aquino se apresentarão em Aiquara nesta quarta-feira (24), último dia do Arraiá Licor do Jegue

|

Netto Brito e Thiago Aquino são as atrações mais esperadas do Arraiá Licor do Jegue
O Arraiá Licor do Jegue 2026 começou nesta segunda-feira (22), proporcionando muita música, tradição, alegria e o verdadeiro espírito junino para o município de Aiquara; mas a  grande expectativa da festa é sem dúvida a quarta-feira (24), o último dia do evento, data que ocorre a tradicional puxado do licor do Jegue, o maior bloco de rua da região e as atrações mais esperadas desta edição: Netto Brito e Thiago Aquino, que prometem muito arrocha e sofrência. 

Na abertura oficial da festa, os forrozeiros contaram com as apresentações de Dan Balla, Pipoco do Trovão, Tome Xote, Aureo Deni e Kaio Oliveira; que contagiaram os presentes no primeiro dia do Arraiá Licor do Jegue. Já nesta terça-feira (23) a animação ficará por conta de Mea Banda, Menina Faceira, o fenômeno do forró raiz Targino Gondim e Cris Mel; reforçando a expectativa de grande público.  

O encerramento do Festejo Junino será nesta quarta-feira (24), com atrações de peso que prometem animar os milhares de foliões de Aiquara e região. Segundo a programação divulgada pela Prefeitura Municipal a festa começará as 14:30h com a apresentação da sensação do arrocha e sofrência, Netto Britto, que traz em seu repertório sucessos como "Manda um oi" — seu maior sucesso, que ganhou projeção nacional após ser gravada por Simone Mendes junto a Guilherme e Benuto —, "Moletom" e "Body splash", em parceria com Felipe Araújo. 

Na sequência, será dada a largada do Bloco Licor do Jegue as 16:30h, tradicional puxada de trio que reúne público superior a população da cidade (média de 6 mil pessoas), evento cultural que é sem dúvida marca registrada do município de Aiquara. A festa continuará com as apresentações das bandas Lambasaia (18h), Asas Livres (20h), Kal Love Hits (22h) e Seu Maxixe (0h). 

O cantor Thiago Aquino, sensação do arrocha na Bahia que ao longo de sua carreira, lançou vários singles e projetos, como o álbum Meteórico — que alcançou destaque em rankings nacionais — e o DVD Hoje é Dia de Favela, gravado em São Paulo, será a atração mais esperada da noite e fechará com chave de ouro o Arraiá Licor do Jegue 2026, momento que certamente ficará marcado na história da cidade de menos de 5 mil habitantes. (BR News)

PF bloqueia até R$ 670 milhões em bens ligados a banco de Edir Macedo

|

Foto: Alan Santos/Presidência da República/Divulgação
A Polícia Federal deflagra, na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Miragem, que tem como principal alvo a a gestão do Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O objetivo é desarticular um esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.  

Conforme a decisão judicial, também foram autorizados o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670.348.945,70 (R$670,3 milhões).  O bispo Edir Macedo, um dos religiosos mais influentes do Brasil, é um dos investigados na operação. Não foram detalhados quais mandatos são cumpridos em seu desfavor.  

O que está sendo investigado?  

A Polícia Federal informou que relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira do bispo Edir Macedo.  

Conforme a investigação, o Digimais estaria manipulando de maneira sistemática balanços e resultados contábeis com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. Essa prática teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.  

Além disso, a PF investiga operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador. *Ver matéria completa do A Tarde

Estrutura de palco desaba durante show de Amado Batista em festa de São João de Itapetinga

|

Foto: Redes Sociais
Parte da estrutura do palco do São João de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, desabou durante a apresentação do cantor Amado Batista, na noite de segunda-feira (22). O incidente provocou susto no artista, na equipe técnica e no público que acompanhava o show. Vídeos gravados no local mostram o momento em que a estrutura cede. Nas imagens, Amado Batista deixa rapidamente o palco enquanto integrantes da produção e o público reagem à situação.  

Em nota, a Prefeitura de Itapetinga informou que o caso ocorreu antes do início da apresentação do cantor. A gestão municipal afirmou ainda que as pessoas que caíram tiveram ferimentos leves e receberam atendimento prestado por equipes do Corpo de Bombeiros e dos profissionais de apoio que atuavam no evento. Segundo a prefeitura, após as intervenções necessárias e a confirmação das condições de segurança, o palco foi liberado novamente para uso. O cantor Amado Batista retornou e continuou a apresentação.

Jaques Wagner pode deixar liderança do governo no Senado após crise

|

Presidente quer que o amigo deixe a liderança - (crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)
A crise provocada pela Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), elevou a pressão sobre o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Antes convicto de que devia permanecer, segundo interlocutores do governo e do PT ele já teria concordado em se licenciar da função de confiança. A mudança de posição veio no fim de semana, a partir de conversas que teve com pessoas próximas, que o teriam convencido de que continuar líder poderia prejudicar o projeto da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas o martelo não está batido: a decisão mesmo virá de uma coversa entre eles, que deve acontecer até amanhã.

Por causa da longa relação que o presidente tem com o senador, Lula não quer ser taxativo sobre a licença de Wagner da liderança do governo. Prefere que o senador abra mão da função. O discurso, inclusive, estaria pronto: Wagner se afasta para defender-se das acusações de ter sido favorecido pelo esquema do Banco Master e, também, para cuidar dos efeitos disso na campanha à reeleição ao Senado pela Bahia. 

Da parte do Palácio do Planalto, uma vez concretizada a saída, o governo insistirá em três pontos sobre o episódio junto à opinião pública: 1) de que não faz prejulgamentos, mas não dá guarida a ninguém envolvido com qualquer suspeita de corrupção; 2) de que permite que a PF investigue com total independência; e 3) de que caso nada fique constatado contra Wagner, ele tem plenas condições de reassumir a liderança — numa reedição da chamada "Solução Hargreaves" —, uma vez que trata-se de uma licença e não uma dispensa.

Caso Wagner deixe mesmo a função, o nome mais ventilado é o da senadora Tereza Leitão (PT-PE). Ela está no meio do mandato e tem bom trânsito etre todas as alas do Senado. Fontes do Palácio e do PT, porém, gostariam de ver o ex-ministro da Educação, Camilo Santana (CE), no posto, pois é mais um em meio de mandato e com poder de articulação. Só que ele já avisou que está envolvido totalmente no esforço de reeleger Elmano de Freitas governador do Ceará.

Não há, porém, consenso entre nomes para eventuais substitutos. Governistas divergem sobre o perfil para assumir o comando da articulação com os senadores. Uma ala defende um nome técnico e de perfil conciliador, enquanto outra considera indispensável manter um aliado político de confiança do presidente na função. (Correio Brasiliense)

Suspeito de lavagem de dinheiro é preso com R$ 700 mil em espécie na Bahia

|

Foto: Divulgação 
Um homem suspeito de lavagem de dinheiro foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (22), na cidade de Porto Seguro, destino turístico no extremo sul da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF). Com o investigado, foram apreendidos R$ 700 mil em espécie. Uma foto divulgada pela corporação mostra o dinheiro separado em pacotes, por notas de R$ 100 e R$ 200.  

Segundo a PF, a prisão é resultado de investigação em curso que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores. O nome do suspeito não foi divulgado. A investigação aponta que o montante encontrado com o homem teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras atualmente sob apuração.  

Após o flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia da PF na cidade, onde foi autuado e segue à disposição da Justiça. Em nota, a corporação pontuou que as investigações terão continuidade para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a origem e a destinação dos valores apreendidos. *Com informações do g1

JERÔNIMO SANCIONA LEI QUE AMPLIA PROMOÇÕES DE MILITARES NA BAHIA

|

Foto Thuane Maria/GovBA/Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues sancionou a Lei 15.172, que cria novas regras para a promoção de policiais e bombeiros militares da Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20), após aprovação unânime pela Assembleia Legislativa da Bahia. O anúncio foi feito durante a formatura de soldados da Polícia Militar, em Salvador.  

A legislação institui a Promoção por Condições Especiais e busca ampliar as oportunidades de ascensão funcional nas carreiras militares estaduais. Entre as mudanças, estão a garantia de promoções anuais e a criação de 810 vagas distribuídas entre diferentes patentes.  

A nova norma também reduz o tempo máximo de permanência nas duas últimas patentes da carreira de oficial. O período para tenente-coronel passa de nove para sete anos, enquanto para coronel cai de seis para cinco anos. A lei ainda atualiza regras relacionadas à passagem para a reserva remunerada.    

A classificação dos militares aptos à promoção levará em conta critérios como antiguidade no posto ou graduação, tempo de serviço militar estadual e idade. As promoções serão analisadas pela Comissão de Promoções.  

Não poderão participar do processo militares que estejam respondendo a Processo Administrativo Disciplinar, presos ou submetidos a processo criminal sem trânsito em julgado, licenciados para tratar de interesse particular ou cumprindo sanções administrativas que impeçam o exercício do cargo ou da função. (Pimenta)

De autoria do vereador Washington Mendes, Projetos de Lei em prol dos hemofílicos são aprovados em Barra do Rocha

|

Vereador Washington Mendes e o hemofílico homenageado Vanderver Moura 
Foram aprovados no último mês de maio, dois importantes projetos em benefício das pessoas com Hemofilia visando a garantia dos direitos e mais acessos as políticas publicas no município de Barra do Rocha. De autoria do vereador Washington Mendes, ambos homenageiam o jovem Vanderver Leonel Moura, um dos primeiros casos registrados de hemofilia na cidade, defensor da causa e atual diretor administrativo da Associação Baiana dos Hemofílicos (ABEH).  

O vereador Washington Mendes falou ao BR News sobre esta iniciativa, amaradas pelos Projetos de Leis. “Mais do que uma homenagem ao amigo Vanderver, estas Leis representam reconhecimento, dignidade e conscientização sobre a realidade vivida por pessoas acometidas por hemofilia e outras coagulopatias hereditárias, buscando amenizar as dificuldades diárias dos mesmos. Buscamos garantir maior proteção, inclusão social, acessibilidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas acometidas por essas doenças raras. Esperamos que as mesmas sejam sancionadas e os hemofílicos da cidade gozem de tais direitos e benefícios,” destacou Mendes.   

O primeiro Projeto de Lei nº 32/2026, denominada “LEI VANDEVER LEONEL MOURA”, dispõe sobre a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Hemofilia e outras Coagulopatias. O mesmo também reconhece a necessidade de assegurar direitos relacionados à inclusão e acessibilidade, permitindo o reconhecimento da pessoa com hemofilia como PcD nos casos previstos em legislação e mediante avaliação biopsicossocial, garantindo acesso a políticas públicas específicas, atendimento prioritário e proteção social. Outro ponto relevante é a garantia do Transporte Fora do Domicílio (TFD), fundamental para pacientes que dependem de tratamento contínuo e especializado, além de assegurar atendimento odontológico especializado e seguro, considerando que procedimentos odontológicos inadequados podem representar grave risco hemorrágico às pessoas com coagulopatias.  

Já o segundo Projeto de Lei, denominada “LEI VANDEVER LEONEL MOURA – EDUCAÇÃO E ESPORTE INCLUSIVO”, dispõe sobre a criação de políticas públicas educacionais e desportivas voltadas às crianças, adolescentes e pessoas com hemofilia e outras coagulopatias hereditárias no âmbito do Município. Este por finalidade assegurar inclusão, segurança, acessibilidade, desenvolvimento educacional, social, motor e esportivo às pessoas diagnosticadas com hemofilia, ou seja, oferecer mais condições para que os hemofílicos tenham direito de participar dos diversos serviços ofertados pelo município, inclusive capacitando os envolvidos no serviço público, principalmente nas áreas de educação e esporte, sobre a real necessidade de cada hemofílico e a importância de inclui-los na sociedade.   

Presente na sessão que marca um novo passo para os hemofílicos de Barra do Rocha, Vanderver Moura também comentou sobre homenagem e projetos aprovados. “Confesso que a felicidade é enorme, não pela homenagem a minha pessoa, mas principalmente pela preocupação do parlamentar Washigton e demais vereadores pela aprovação das leis que buscam de fato assegurar nossos direitos perante a sociedade. Nossa luta é antiga e essa bandeira deve ser também de todos os agentes públicos que nos representa. Tenho certeza que esse pontapé inicial será de grande valia para alcançarmos espaços por direito, garantindo assim mais saúde, educação, esporte e lazer a todos hemofílicos da cidade, da Bahia e do Brasil.  

Os projetos foram aprovados por unanimidade e já foram encaminhados para gestor municipal para serem sancionados pelo poder executivo, um anseio da casa legislativa e principalmente dos hemofílicos de Barra do Rocha.  (BR News)  

Saiba mais sobre a Hemofilia   

A hemofilia é uma condição genética e hereditária em que a pessoa portadora apresenta deficiência ou ausência de uma das proteínas responsáveis pela coagulação do sangue. A falta dessa proteína pode levar a sangramentos após ferimentos, ou mesmo sem uma causa aparente. A principal preocupação associada à hemofilia é a hemorragia articular, em particular em áreas como joelhos, tornozelos e cotovelos, a sequelas articulares quando não bem tratadas.

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).   

É mais provável a hemofilia ocorrer em homens. Ela é uma doença genética, transmitida pela mãe para os filhos.

Operação Três Coqueiros apreende quase R$ 100 mil durante ação contra facção em Ubaitaba

|

— Crédito: Ubatã Notícias 
Uma força-tarefa formada pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal apreendeu quase R$ 100 mil em dinheiro durante a Operação Três Coqueiros, deflagrada na manhã da última sexta-feira (19), no município de Ubaitaba. Ao todo, foram encontrados R$ 99 mil, quantia que, segundo a polícia, pode ser oriunda do tráfico de drogas.  

A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e teve como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos investigados por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.  

De acordo com as investigações, o grupo criminoso possuía uma estrutura organizada e hierarquizada, ligada a uma facção com atuação consolidada na região. Os investigados teriam funções específicas dentro da organização, como coordenação do tráfico de entorpecentes, aquisição e distribuição de armas, administração financeira das atividades ilícitas e planejamento de ações violentas para manter o domínio territorial e enfrentar grupos rivais.  

Ao todo, foram cumpridos 29 mandados judiciais, sendo 16 de prisão temporária e 13 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Itacaré. Entre os alvos da operação, cinco já estavam custodiados em unidades prisionais. As diligências foram realizadas nos municípios de Maraú, Barra Grande, Igrapiúna, Ilhéus, Ubaitaba e Valença, na Bahia, além de Santa Teresa, no Espírito Santo. (Ubatã Notícias)

MPBA verifica segurança de veículos que atendem estudantes da rede municipal de Ipiaú

|

Foto: Divulgação / MPBA
Cerca de 50 veículos que integram a frota do transporte escolar do município de Ipiaú foram submetidos a uma inspeção realizada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) na última quinta-feira (19). A ação foi conduzida pela promotora de Justiça Caroline Longhi e teve como objetivo fiscalizar as condições de segurança e a regularidade do serviço oferecido aos estudantes da rede pública municipal.  

Durante a vistoria, foram avaliados diversos itens considerados essenciais para a segurança dos usuários, entre eles o estado de conservação dos veículos, as condições dos assentos, a existência e o funcionamento dos cintos de segurança, além de outros equipamentos obrigatórios presentes em ônibus, micro-ônibus e vans utilizados no transporte escolar.   

Segundo a promotora Caroline Longhi, a iniciativa busca garantir que os estudantes tenham acesso ao transporte em condições adequadas de segurança e dignidade. Ela destacou que o transporte escolar é um instrumento fundamental para assegurar o acesso à educação e, por isso, deve cumprir rigorosamente todas as normas técnicas e legais que regulamentam o serviço.  

A inspeção ocorreu após o Ministério Público receber informações sobre possíveis irregularidades envolvendo a frota utilizada no atendimento aos alunos. De acordo com a promotora, os dados levantados durante a fiscalização serão analisados juntamente com documentos e informações solicitados aos órgãos competentes. Com base nessa avaliação, o MPBA decidirá se será necessária a adoção de novas medidas para assegurar a proteção dos estudantes e a efetividade do direito à educação. (Giro em Ipiaú)

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa

|

— Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada. As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.  

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.  

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa. Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.  

O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime. (Correio 24h)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |