Governo decide liberar R$ 1 mil do FGTS e antecipar 13º de aposentados

|

Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil
O governo federal antecipará neste pela 3º vez consecutiva o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas da Previdência – nestes anos, foi justificada a medida devido aos impactos econômicos da pandemia de Covid. O anúncio deve ser feito nesta quinta-feira (17.mar.22). A primeira parcela do 13º será paga em abril; a segunda, em maio.  Antes, tradicionalmente, o 13º das aposentadorias e pensões do INSS era pago no segundo semestre.  

O governo também disse que vai liberar o saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada. Jair Bolsonaro deve assinar uma medida provisória na quinta (17.mar.22) liberando a verba.   

A avaliação do governo é de que essas medidas serão importantes para impulsionar o crescimento econômico nesse primeiro semestre, afetado negativamente pela alta da taxa básica de juros. Os repasses devem ajudar a reduzir o endividamento da população de baixa renda, o que também pode gerar dividendos eleitorais a Bolsonaro.  

Há um efeito colateral importante, no entanto, dessa injeção de dinheiro na economia: o estímulo ao consumo gera aumento da inflação – que já está alta e também vem sendo impulsionada por fatores externos, como a instabilidade no mercado global de petróleo. (MS Noticias)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |