Passando por 19 cidades, Fiol 1 deve começar a operar em 2027

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 — Crédito: BAMIM/Divulgação
A Bamin – Bahia Mineração iniciou ontem oficialmente a construção de 537 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), para ligar Caetité, no sudoeste, a Ilhéus, no litoral sul. A obra foi licitada no governo Bolsonaro como forma de destravar o investimento. Agora, a empresa vai construir e operar a ferrovia e tentar tirar um atraso de 13 anos. A Fiol foi lançada em 2010 com a previsão de ser inaugurada em 2012. A estimativa anunciada ontem, é a de que a operação dos trens comece em 2027. A cerimônia que deu início às obras contou com a presença de representantes da empresa de autoridades políticas, entre elas o presidente Lula que, mesmo reconhecendo o atraso da obra que ficou seis anos sob gestão do governo federal do PT, pediu celeridade à mineradora para inaugurar a ferrovia ainda em seu atual mandato.  

Benedikt Sobotka, CEO da ERG, empresa controladora da Bamin, contou que, desde a assinatura do contrato de concessão, em 3 de setembro de 2021, a empresa tem contado com intenso apoio de diversos entes públicos. “Desde aquele dia, estamos trabalhando todos juntos para concretizar um dos mais importantes projetos da logística do Brasil”, destacou. “A Bamin está comprometida com um futuro sustentável e integrado. Trabalhamos para tornar realidade, até 2027, a operação de um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil, com um grande corredor logístico de escoamento e exportação, que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, sobretudo, através dos setores da mineração e do agronegócio”, complementou Sobotka. Ler mais no Correio 24h

 

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