| Prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, representa a região de Ipiaú no evento |
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já tem tudo pronto para promover um encontro nacional de gestores do Executivo tendo como foco principal um movimento suprapartidário visando convencer o presidente Lula a não vetar a aprovação de uma emenda que prevê uma distribuição mais igualitária dos direitos arrecadados com a exploração do petróleo brasileiro.
Representando a região, está em Brasília o prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, já conhecido na mídia nacional pela defesa intransigente dos direitos dos pequenos municípios brasileiros.
A mobilização “O Encerramento do Exercício de 2010 e os Recursos Financeiros nos Municípios” está marcada para esta quarta-feira ( 15 ), no auditório Petrônio Portela do Senado Federal.
A mobilização liderada pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, terá como principais pautas reivindicativas a regulamentação do financiamento dos recursos da Saúde a partir da aprovação da Emenda Constitucional 29 e a divisão igualitária dos recursos dos Royalties do Pré-sal.
Jônatas Ventura, a exemplo da grande maioria dos prefeitos brasileiros, defende o acesso da população brasileira à riqueza gerada pelo subsolo do país, direito garantido pela constiituição. ” Temos que fazer o presidente Lula entender que ele não pode vetar esta emenda. Essa é a grande oportunidade para se fazer justiça para com os mais necessitados nesse país e acreditamos que seja esse também o grande objetivo do nosso presidente’, disse.
Informações de Celso Rommel