"Progresso, da melhor espécie, é comparativamente lento.
Grandes resultados não podem ser alcançados imediatamente;
e devemos estar satisfeitos em avançar na vida
como andamos, passo a passo."
(Samuel Smiles)
Não é nenhuma novidade que a região deu uma alavancada em geração de emprego e desenvolvimento após a instalação da Mirabela Mineração do Brasil, onde milhares de empregos foram criados trazendo benefícios para toda região: Itagiba, Ipiaú, Ibirataia, Barra do Rocha, Ubatã, etc. Como qualquer outra mudança, tal acontecimento gerou muitas incertezas quanto aos benefícios e malefícios que estavam por vir; porém após algumas décadas convivendo com a crise cacaueira, essa foi uma brecha para que a região voltasse a ser referência na Bahia. E nem sabíamos que era apenas o começo...
Veio então a oficialização da construção da Ferrovia de Integração Leste-Oeste que vai ligar Ilhéus a Figueirópolis-TO; uma obra que deve ser concluída em 2012 e custará cerca de R$ 5 bilhões. Mas onde está o desenvolvimento para região? A resposta vem com o trecho da ferrovia entre Ilhéus e Caetité (530 km), obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve começar ainda este mês de fevereiro.
Neste sentido, inúmeros empregos diretos e indiretos irão surgir para nossas cidades, principalmente Barra do Rocha que será o pólo principal para o empreendimento; aliás uma das três empresas prevista para referida construção, a SPA Engenharia, já está com escritório funcionando na antiga Empresa Industrial Técnica – EIT (BR 330), onde muitos currículos já foram entregues para seleção, e a qualquer momento muitos serão chamado para fazerem parte da mesma. Mesmo não sabendo o número exato de vagas, estimas-se que milhares de empregos serão oferecidos. Um sonho que está bem próximo de começar a se realizar...
Se a notícia já era boa, agora outra surge para completar a felicidade e amenizar a situação dificultosa de tantos pais desempregados de Barra do Rocha e região; pois assim como já foi notícias em vários sites de noticias (principalmente pela Redação Ubatã Noticias), a Petrobrás esta procurando uma área de no mínimo 20 hectares para a instalação de uma Termoelétrica na região e o lugar provável será a fazenda de Murilo Leite, que faz parte da zona rural de Barra do Rocha. Com a implantação da Termoelétrica, a energia será produzida a preço baixo, traindo varias indústrias para Barra do Rocha e consequentemente toda região; e caso isso aconteça, a Região Sul se transformará em um grande e invejável pólo empregatício.
Todas estas conquistas serão mera sorte, ou isso virá o retorno positivo de tantas lutas e tristezas para nossa Barra do Rocha e região? Esperamos que este sonho torne-se o mais rápido possível em realidade, para que ao invés de estamos com braços cruzados, muitas vezes buscando outros horizontes nas grandes cidades e simplesmente sonharmos acordados, passemos a fazer parte deste desenvolvimento real. Assim além de sermos os principais beneficiados com o futuro próximo de empregos, faremos parte dessa verídica história de reviravolta regional.
Com certeza só podemos nos apegar à Iniciativa Privada para que acontece um reboliço positivo no que diz respeito a geração de emprego e renda, e consequentemente traga o desenvolvimento do nosso município e região. Neste caso, o trabalho da Prefeitura Municipal de Barra do Rocha será de grande importância, afinal cabe a ela buscar acordo para que tais empreendimentos venham para cidade e mude de vez a cara deste cenário de dificuldades por parte de empregos, já que ela é o único vinculo empregatício do município, e não pode beneficiar a grande parte da população; entretanto devemos atentar-se a preservação e segurança para o meio ambiente, já que estas empresas podem trazer prejuízos ambientais (no caso da termoelétrica), pois mesmo buscando emprego e desenvolvimento, devemos nos preocuparmos em primeiro lugar com a saúde da nossa população.
Esse será um importante passo para o desenvolvimento, porém esperamos estar pisando em solos firmes e verdadeiramente férteis, para que toda Barra do Rocha e região seja beneficiada apenas com boas novas.
Lauro Elisio Fontes Medrado