Após o apagão ocorrido no final da noite desta quinta-feira (4), que deixou a maioria dos estados do Nordeste do País sem energia até à 1h da madrugada desta sexta (5), nova queda de energia voltou a ocorrer em Salvador, 40 minutos após o restabelecimento da força.
Dois minutos depois a rede foi restabelecida, porém, a iluminação pública ainda funciona de forma inconstante e o uso de eletro eletrônicos nas residências está prejudicado. Ainda não há informação oficial sobre o ocorrido.
O blecaute atingiu seis dos nove estados do Nordeste do Brasil, no final da noite desta quinta (4), e que deixou Salvador e as cidades do interior baiano sem energia, até pouco antes da 1h da madrugada desta sexta (5), teria sido causado pela queda de uma linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE).
Segundo uma fonte não identificada da Chesf, em contato com o A Tarde, a linha saiu de operação, desarmando a subestação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (PE). Ainda segundo a fonte anônima, o disjuntor de uma das seis máquinas geradoras da usina, cada uma com capacidade de 400 megawatts, falhou, o que comprometeu toda a rede. As subestações de Paulo Afonso e Xingó também foram atingidas.
( Bahia Notícias )