Parte dos problemas enfrentados pelos funcionários do Consórcio Integração Ilhéus, responsável pela construção da Ferrovia Integração Oeste Leste – FIOL no canteiro em Barra do Rocha, foram reduzidos na tarde desta terça-feira (07) em mais uma manifestação apoiada pelo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (SINTEPAV), uma vez que por unanimidade, todos os presentes aceitaram a proposta da empresa que respondem as solicitações da classe. Entretanto, as obras seguem paralisadas até cumprimento desse acordo, algo que já perdura há mais de 30 dias.
Conforme foi firmado, a empresa pagará nesta quarta-feira (08) o restante dos salários pendentes do mês de dezembro/2011; na sexta-feira (10/02) o pagamento de duas, das três cestas básicas em atraso; e na quinta e sexta-feira (16 e 17/02) a quitação do mês de janeiro/2012 de todos os funcionários do Consorcio, sendo que na quinta receberão aqueles que trabalham com cheque e na sexta quem trabalha com a conta bancária.
Lançamento da proposta da empresa |
É importante salientar que existem outras pendências a serem sanadas pelo Consórcio, embora o Sindicato e funcionários depositaram mais uma vez confiança na empresa. “Não podemos fazer previsão de que as coisas não vão ser acertadas, porque se a empresa deu a palavra, ela vai ter que cumprir. Só assim, saberemos com quem estamos lidando de verdade”, finalizou Valdeli.
Se tudo ocorrer como esperado, fica bem provável para após o carnaval, o retorno das atividades na FIOL, que por sinal, estão pra lá de atrasadas.