Ex coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza na Bahia ( SEDES ), padre licenciado e coordenador da Lux Consultoria, Dernival Souza Santos comentou no programa Fala Ipiaú da sua participação de ma reunião ocorrida na manhã desta segunda feira ( 02 ) na sede da CEPLAC com representantes da sociedade organizada, Consórcio Intermunicipal e um representante da empresa Mirabela Mineração do Brasil.
"Precisa haver uma redistribuição maior dos recursos auferidos pelo minério. A iniciativa privada quer o lucro mas o estado deve intervir em favor da população. O ciclo do minério começa e termina e a região, como é que fica? Precisamos levar o debate visando trazer a sociedade para a conscientização”, comentou.
Ele não negou o fato de que a mineração seja um ganho econômico para a região mas chamou a atenção para a ncessidade de se mobilizar a sociedade pelos direitos do povo:
"É preciso se discutir o que os ganhos para o erário público estão resultando em termos de bem estar social. É importante que se abra uma cadeia produtiva para que todos os setores ganhem: comércio, cultura, lazer… precisamos mudar a qualidade de vida nos dezesseis municípios do Médio Rio das Contas. Precisamos de creches, de teatro, centro de convenções, hospitais e outros. O cidadão precisa ter, por exemplo, a alegria de poder trocar de carro no final do ano”, ressaltou ele.’
Celso Rommel - Ipiaú Online
