Bahia lança oficialmente São João 2025 com ações para mais de 280 municípios

|

Foto: Joá Souza/GOVBA
A cerimônia de abertura contou com show de Adelmário Coelho e a presença do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais. Durante o evento, o governador destacou o compromisso da gestão em valorizar os festejos nas cidades do interior, promovendo uma festa acessível, segura e culturalmente rica.  

“Estamos inovando e fazendo com que os pequenos municípios sejam conhecidos e tenham sua festa valorizada”, afirmou Jerônimo, ao anunciar investimentos em segurança, saúde e cultura, além de incentivo ao turismo local.  

Segurança reforçada  

A Operação São João 2025 contará com a atuação de 12 mil policiais e bombeiros em 281 cidades, com um investimento total de quase R$ 30 milhões.  

O plano de segurança inclui ações de prevenção, monitoramento por câmeras com reconhecimento facial, uso de Plataformas de Observação Elevada (POE) e a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo 20 órgãos federais, estaduais e municipais.  

O Corpo de Bombeiros também atuará com ações emergenciais e preventivas, como atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, além de combate a incêndios nos locais dos festejos.  

Cultura, turismo e geração de renda  

Na área cultural, o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacou o apoio artístico aos municípios por meio de edital estadual. “É um momento de celebração da tradição e geração de desenvolvimento, emprego e renda para o povo baiano”, disse.  

Já a Secretaria de Turismo (Setur-BA) tem promovido encontros com operadores turísticos em grandes centros do país para atrair visitantes. Estima-se que mais de dois milhões de turistas movimentem a economia do estado durante o São João, com uma expectativa de geração de R$ 3 bilhões. Capacitações para trabalhadores da cadeia turística e atrações contratadas também integram a programação oficial.  

Saúde e inclusão social  

Por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), o governo vai instalar 13 estandes de Testagem Rápida em 12 cidades estratégicas durante o período de 19 a 24 de junho.  

Além disso, 3.566 catadores e catadoras de resíduos sólidos serão beneficiados com condições de trabalho digno por meio de uma ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Eles atuarão com apoio de cooperativas de reciclagem que garantem remuneração justa pelos materiais coletados.  

Com essas iniciativas, o Governo da Bahia busca transformar o São João 2025 em um evento ainda mais seguro, culturalmente forte e economicamente relevante para todas as regiões do estado.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |