Cemitério’ em estacionamento abriga corpos de mais de 100 mil escravizados na Bahia

|

— Crédito: Divulgação
O Cemitério de Escravizados encontrado no estacionamento da Pupileira, na Santa Casa de Misericórdia, em Salvador, abriga os corpos de mais de 100 mil pessoas. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), os resultados da pesquisa arqueológica foram apresentados em uma reunião no dia 21 de outubro. 

O local pode ser o maior cemitério de escravizados da América Latina. Além de representantes do MP-BA e de arqueólogos envolvidos na pesquisa acerca do cemitério, a reunião contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação Gregório de Matos (FGM) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac).    

— Crédito: Divulgação
O local foi descoberto durante a pesquisa de doutorado da arquiteta urbanista Silvana Olivieri, desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Após comparações de mapas da época e fotos de satélite atuais, ela identificou o cemitério no estacionamento que fica no centro de Salvador.

As escavações no estacionamento começaram em 14 de maio deste ano. No terceiro dia de trabalho, os arqueólogos encontraram os primeiros vestígios: fragmentos de objetos e porcelanas do século 19. Cerca de 10 dias depois, as primeiras ossadas foram achadas. *Informações do g1.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |