Além de ampliar número de deputados, projeto do "novo PSB" tem Cocá como vice de Jerônimo

|

Além de ampliar número de deputados, projeto do "novo PSB" tem Cocá como vice de Jerônimo Além de ampliar as bancadas de deputado federal e estadual, o PSB tem planos mais ousados para 2026: entrar na briga por um lugar na chapa majoritária, em particular a vice do governador Jerônimo Rodrigues (PT).   

Como já revelou publicamente o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), gestor do município de Andaraí, o partido articula a filiação do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), e pretende oferecer o nome do pepista como alternativa para companheiro de chapa de Jerônimo, numa amarração que interessa ao presidente nacional da sigla, João Campos, prefeito do Recife.   

Caso o movimento se confirme, será replicada na Bahia, principal reduto eleitoral do presidente Lula, a aliança firmada no plano federal entre PT e PSB. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que tem um perfil de centro, a exemplo do próprio Cocá, também deve concorrer à reeleição, repetindo a "dobradinha" de 2022.   

Como já revelou o Política Livre, o projeto defendido pela comandante do PSB baiano, deputada federal Lídice da Mata, é fazer da agremiação, a curto e médio prazo, a terceira força política dentro da base de Jerônimo. Para isso, o governador tem, é claro, que vencer a reeleição, e a avaliação no ninho socialista e entre outros aliados é que o companheiro de chapa precisa ser uma liderança competitiva.   

Nesse aspecto, Zé Cocá, reeleito com mais de 92% dos votos e com influência direta ou indireta sobre quatro dezenas de prefeitos na região de Jequié,  leva imensa vantagem em relação ao vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que ficou apenas na terceira colocação na disputa pela Prefeitura de Salvador em 2024.   

Planos ousados  

Até março, quando se abre a janela partidária, o PSB deve saltar de dois para sete deputados na Assembleia, se tornando já a terceira maior bancada da base aliada. Estão prestes a ingressar no ninho socialista os deputados Niltinho (PP), Hassan Iossef (PP), Eduardo Sales (PP), Antonio Henrique Júnior (PP) e Vitor Bonfim (PV). Os quatro primeiros, insatisfeitos com a federação formada pelo próprio partido e o União Brasil, concorrerão à reeleição, enquanto o último mira uma cadeira na Câmara Federal.   

Fortalecido, o projeto do "novo PSB" envolve buscar uma ampliação de espaço no governo do Estado já a partir da reforma administrativa que Jerônimo fará entre dezembro e janeiro de 2026, promovendo a saída daqueles colaboradores que serão candidatos.   

O PSB também mira as eleições municipais de 2028 para tentar se aproximar do PSD e do Avante no número de prefeitos. A sigla quer atrair gestores municipais já com o ingresso dos novos deputados. Toda articulação tem o aval de Jerônimo, que quer fazer um reequilíbrio de forças entre as legendas da base. (Política Livre)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |