![]() |
| Jovem persistente e estudioso desistiu de graduação para focar no sonho |
Filho de Raimundo das Neves da Silva (guarda municipal) e Rosania Nascimento dos Santos Silva (doméstica), ambos sem o ensino fundamental concluído, família humilde e querida na cidade, Lipe, como é mais conhecido, sempre foi aluno do ensino público, estudou na rede municipal e concluiu o Ensino Médio em 2022, juntamente com o curso técnico em administração no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (CETEP) no Antigo Colégio Modelo em Ipiaú. No mesmo ano conseguiu ingressar em curso de jovem aprendiz na Atlantic Nickel, período de desafios para conciliar seu tempo entre trabalho e estudos.
No ano de 2025, Felipe conseguiu aprovação em Biomedicina, e via no curso uma porta de entrada para o tão sonhado curso de Medicina. Ele contou que rapidamente entendeu que não era aquilo que queria e desistiu do curso por se tratar de ensino integral e não dispor de tempo para focar exclusivamente no seu maior objetivo. Ao longo do ano, apesar de todas as dificuldades, Lipe tinha em mente uma coisa: a aprovação em medicina. “O resultado veio graças ao foco, dedicação e muita persistência. Conciliar trabalho e estudos me fazia arrancar os cabelos. Mas valeu muito a pena!”, declarou ao BR News.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o jovem com sorriso no rosto denunciou estado de espirito (felicidade) após aprovação e que seguirá lutando pelo acesso à UFES (Universidade Federal do Espirito Santo) por meio do SISU. “Estou muito feliz em compartilhar essa felicidade com todos vocês que foram alicerce nessa conquista através dos conselhos, orações, apoio e por terem acreditado que sou capaz. Não desistir da vaga na universidade pública, inclusive também no Espirito Santo, estarei concorrendo pela lista de espera e acredito que devo conseguir.
Em contato com nossa equipe de reportagem, Felipe, aquele aluno persistente e estudioso, deixou mensagem e voltou a expressar felicidade e gratidão, reforçando o sucesso da educação como ferramenta de ascensão social. “Nunca deixem de acreditar em seus sonhos! As crianças, os adultos, a todos vocês, nunca deixem de estudar, pois o conhecimento é o melhor caminho para alcançarmos nossos objetivos. Gratidão a Deus pela oportunidade e a minha família por todo suporte emocional (minha base), ao qual tenho muito orgulho e darei muitas alegrias,” destacou emocionado, o mais novo calouro de medicina, ao BR News.
Fevereiro, sem dúvidas, é o mês da "virada de chave" para o Felipe. Sair de Barra do Rocha rumo a Vitória exige coragem, especialmente para um jovem de origem humilde, que com a cara e coragem, está dando o primeiro passo em direção ao sonho do CRM. Dia 28/02 ele partirá para uma nova etapa de vida, encarando as dificuldades e vencendo desafios, mas acima de tudo realizando seu grande sonho junto com seus familiares, amigos e conterrâneos que celebram sua conquista como um exemplo para outros jovens da região e de diversos interiores da Bahia. (BR News)


.jpeg)