O estudante Igor Bastos, itabunense de naturalidade e barra-rochense raiz e de coração, tem colhido frutos extraordinários através do estudo, demonstrando a importância e poder da educação para sua transformação como pessoa e profissional. Com apenas 20 anos de idade, ele acaba de ser aprovado em uma das 20 melhores universidades dos Estados Unidos, na University of Notre Dame, com uma bolsa full ride, uma bolsa integral que cobre 100% dos custos do curso de Ciências Políticas.
Diante do feito inédito na região, Igor falou ao BR News sobre sua trajetória de sucesso desde a sua infância e aprendizados familiares na cidade de Barra do Rocha até a recente aprovação na universidade americana. Neste percurso, o jovem dedicado e estudioso, participou de projetos educacionais, debates ligados a relações internacionais, fundador da ONG chamada Mãos Mágicas dedicada a Língua Brasileira de Sinais (Libras), participou de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) como Harvard Model United Nations (Harvard MUN), foi Deputado Jovem Baiano, premiado na Olimpíada Brasileira de Tecnologia, convidado para participar de uma formação de lideranças promovida pelo Príncipe William.
Apesar da pouca idade, Igor Bastos já é uma referência para muitos jovens, principalmente do interior baiano, que precisa acreditar em seu potencial e apostar alto na educação como pilar transformador de sonhos em realidade.
Leia nota emocionante e na íntegra, enviada ao BR News:
“Eu sempre fui muito curioso e comunicativo. Lembro que, quando era pequeno, queria estar sempre fazendo apresentações em público e encontrava na arte uma forma de me expressar. Acredito também que viver com a minha avó e ser criado por ela teve um papel fundamental na minha formação e desenvolver essa paixão pela comunicação e o impacto social.
Crescer naquele ambiente, entre a praça, as festas de São Sebastião, as fogueiras de São João e a sensibilidade dela ao preparar os pratos de canjica para compartilhar com os vizinhos, me tornou uma pessoa mais sensível e consciente. Sem perceber, aprendi na prática o que significava liderança social ao observar minha avó, algo que, mais tarde, me inspiraria a fundar minha própria ONG.
Viver nesse contexto familiar, tendo meus pais e meu irmão como grandes parceiros, me ajudou a sonhar além do que eu imaginava ser possível. Quando cheguei ao ensino médio, tudo mudou. Descobri o universo das Simulações da ONU (MUN), conferências dedicadas à discussão de problemas globais.
Mesmo sem compreender completamente o impacto que aquilo teria na minha vida, comecei a participar de diversas conferências, o que me levou a integrar algumas das maiores simulações do mundo, como a Harvard Model United Nations (Harvard MUN) debatendo tópicos como desde o futuro do Euro até a imigrantes climáticos.
A partir daí, o universo das oportunidades educacionais começou a se abrir para mim. Fui Deputado Jovem Baiano, premiado na Olimpíada Brasileira de Tecnologia, convidado para participar de uma formação de lideranças promovida pelo Príncipe William e, acima de tudo, pude me conectar ainda mais com a minha comunidade e com aqueles que vieram antes de mim.
Foi então, em meio a tantas oportunidades, que percebi a possibilidade de me candidatar a uma universidade nos Estados Unidos. O processo foi desafiador, especialmente por envolver um modelo de candidatura com o qual eu não estava familiarizado. No entanto, contei com o apoio da Academia de Liderança da América Latina (LALA), que me auxiliou ao longo dessa jornada. Em meio a muitas rejeições, fui aprovado em uma das 20 melhores universidades dos Estados Unidos, na University of Notre Dame, com uma bolsa full ride, uma bolsa integral que cobre 100% dos custos necessários para minha formação.
Ter vivido entre a casa da minha avó, em Barra do Rocha, e Itabuna me tornou ainda mais consciente do meu papel no mundo e da importância da educação na minha trajetória. Hoje, lidero uma ONG chamada Mãos Mágicas, cuja missão é democratizar o ensino de Libras e valorizar a comunidade surda. Esse propósito me conecta diretamente às reflexões que surgiram ainda no início da minha caminhada: o que estou fazendo para mudar o mundo e qual legado desejo deixar.
Essa conquista só foi possível por meio de muito esforço, dedicação e da compreensão de que é pela educação que posso transformar não apenas a minha história, mas também a de tantas outras pessoas.”
*Igor Bastos
