Papa pede trégua em guerra na Ucrânia durante Páscoa Ortodoxa

|

Papa Francisco fala à Praça de São Pedro, no Vaticano (© Reuters)

O papa Francisco pediu a suspensão dos ataques na Ucrânia neste domingo para que a ajuda possa chegar à população exausta e pediu aos líderes que "ouçam a voz do povo", que teme uma escalada nas tensões. Falando a dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, ele observou que o dia em que a maioria dos cristãos do Oriente -incluindo ortodoxos e católicos na Ucrânia e na Rússia - celebra a Páscoa coincidiu com o dia que marca os dois meses da guerra. 

"Em vez de parar, a guerra se tornou mais dura", disse ele da janela do escritório papal oficial. "Renovo um apelo por uma trégua de Páscoa, o sinal mínimo e tangível de uma vontade de paz. Parem os ataques para ajudar a população exausta. Parem", disse Francisco. Os católicos ocidentais celebraram a Páscoa no domingo passado.  

O Papa Francisco, de 85 anos, não menciona especificamente a Rússia ou seu presidente, Vladimir Putin, desde o início do conflito, mas deixou poucas dúvidas sobre qual lado estava criticando, usando termos como agressão e invasão injustificadas e lamentando as atrocidades contra civis.  

Putin, membro da Igreja Ortodoxa Russa, descreve as ações de Moscou como uma "operação militar especial" na Ucrânia com o objetivo de desmilitarizar e "desnazificar" o país. Moscou nega alvejar civis. (MSN)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |