Banco Central lança moedas de 200 anos da Independência; veja como comprar

|

 Foto: Raphael Ribeiro/Banco Central 
O Banco Central lançou, nesta terça-feira (26), duas moedas em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.Uma delas é de prata e a outra de cuproníquel, um tipo de liga de cobre e níquel. O valor de venda ao público fica por R$ 420 e R$ 34, respectivamente. Esta segunda possui uma faixa nas cores verde e amarela.  Serão, inicialmente, 5 mil unidades da moeda de prata, podendo chegar a 20 mil. A de cuproníquel começará com tiragem de 10 mil, podendo chegar a 40 mil exemplares. As moedas poderão ser adquiridas no site do Clube da Medalha.  

Detalhes  

O busto de Dom Pedro I será mostrado na moeda de prata, junto com uma cena de uma reunião entre Dona Leopoldina e o ministro José Bonifácio, ao fundo. Para a montagem, foi usada parte da litografia “D. Pedro I: Imperador”, de Sebastian Sisson, e do quadro “Sessão do Conselho de Estado”, de Georgina de Albuquerque.  

Já a versão em cuproníquel retrata o grito da Independência, com base na tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, de 1888. Essa é a primeira moeda brasileira com uso de cores. A moeda também terá a primeira estrofe do Hino da Independência gravado no reverso. O bicentenário será celebrado em 7 de setembro de 2022.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |