![]() |
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA |
O deputado chama a atenção para o fato de que Aiquara tem vocação para a agropecuária, entendendo que “a implantação do Parque do Vaqueiro no município vai fomentar a atividade agropecuária em toda região”. Ele avalia que esse equipamento público poderá ser utilizado para a realização de feiras, exposições e eventos relacionados ao setor, incentivando a troca de conhecimentos, tecnologias e boas práticas entre produtores locais e visitantes. “Isso contribuirá para o desenvolvimento sustentável da economia rural na região”, pontua Hassan.
Ele frisa que as vaquejadas atraem visitantes de diferentes partes da Bahia e do Brasil. “Tradicionalmente, durante os dias de festividade a economia local é significativamente movimentada, beneficiando setores como os de hospedagem, alimentação e comércio em geral, gerando emprego e renda para a população”, destaca o parlamentar.
O autor da indicação pondera que a criação do Parque do Vaqueiro possibilitará a expansão e valorização da modalidade esportiva conhecida como Equiprovas (provas hípicas de tambores, balizas, etc), que tradicionalmente ocorre no interior da Bahia. “Estas atividades não só preservam e divulgam práticas esportivas tradicionais, mas também incentivam jovens e adultos, promovendo o bem-estar e a integração social”, explica Hassan.
O parlamentar considera que, “além de resgatar uma tradição cultural valorizada pelos habitantes de Aiquara, a implantação do Parque do Vaqueiro será um marco de progresso e valorização cultural para toda a região, oferecendo múltiplas oportunidades de desenvolvimento econômico e social”.
