![]() |
Foto: Reprodução |
Uma das principais novidades é a criação de três novos Comandos Regionais da Polícia Militar. Jequié, no sudoeste baiano, será sede de um deles, deixando de estar subordinada ao Comando Regional de Vitória da Conquista. Os outros dois comandos serão instalados em Irecê, no Norte, e em Alagoinhas, no Litoral Norte. Segundo o coronel Magalhães, a previsão é de que o Comando de Jequié seja instalado já na primeira quinzena de setembro, fortalecendo a estrutura operacional da PM na região.
O projeto aprovado altera a Lei nº 13.201/2014, responsável por organizar a corporação, e prevê a ampliação do efetivo em postos estratégicos, com vistas a descentralizar o comando e agilizar o atendimento às demandas locais.
Mudanças na Polícia Civil
Além da PM, a Polícia Civil também terá sua estrutura reorganizada. O Projeto de Lei nº 25.898/2025 cria o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações, que terá a função de auxiliar na supervisão de investigações e operações em todo o estado. Outro ponto central é a criação das Diretorias Regionais de Polícia do Interior (Dirpins), que irão padronizar e organizar as ações nas diferentes regiões da Bahia. A medida substitui a atual estrutura, extingue três cargos de Coordenador I e abre espaço para novos cargos de diretor regional, coordenador e funções de apoio .