Em concorrida sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (22) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), da qual participaram autoridades militares, civis, e religiosas, além de familiares e muitos amigos, o coronel da Polícia Militar da Bahia Taylon Teixeira Cavalcante, comandante do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, tornou-se oficialmente o mais novo Cidadão Baiano. Ele foi agraciado com uma das mais importantes honrarias do legislativo baiano, por força do Projeto de Resolução número 03237/2025, proposto pelo deputado municipalista Hassan (PP), aprovado por unanimidade pelo plenário da Alba.
A solenidade contou com as presenças do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, representando o governo da Bahia; o coronel Plácido, representando o chefe da Casa Militar do governador Jerônimo Rodrigues, coronel Adalberto Oliveira Piton da Silva; o assistente militar coronel Motta Lima, representando o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner; o comandante do 6º Batalhão da Polícia do Exército, coronel Chiarato, representando o comandante da 6ª Região Militar, general Ribeiro; o comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Paulo Simões; o prefeito de Jequié, Zé Cocá, o vereador da cidade de Jequié, soldado Gilvan, e o deputado Niltinho, além inúmeros oficiais de alta patente, e da Banda da Polícia Militar da Bahia, sob a regência do Maestro Wanderley.
“Essa é uma homenagem, mais que justa e merecida, que prestamos ao coronel Taylon, em reconhecimento à sua atuação em prol da segurança da população baiana. Sinto-me honrado e orgulhoso de ser o autor desta proposição que celebra a carreira profissional e reconhece publicamente o trabalho desenvolvido por este ser humano especial que desde o ano de 1972 adotou a Bahia como sua terra natal e a tem honrado com atuação exemplar, prestando os mais relevantes serviços”, disse o parlamentar, explicando que “Com essa que é uma das maiores honrarias deste parlamento, demonstramos nossa gratidão e reconhecimento a esse competente profissional da segurança pública”.
Visivelmente emocionado, o coronel Taylon agradeceu a homenagem, estendendo-a à sua mãe, Maria das Graças, à sua esposa, tenente coronel PM Aline Marques Vidal Cavalcante, e à sua filha Júlia Marques Cavalcante. Ele declarou que “nós decidimos vir para a Bahia e aqui permanecemos, construímos nossa história, e 50 anos depois ser agraciado com uma homenagem dessa é muito emocionante, é um reconhecimento de tudo que a gente faz e continuará fazendo”.
O homenageado destacou que “ser reconhecido como um baiano é algo muito gratificante, e digo que de tudo que já aconteceu nos últimos 56 anos esse é um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Eu já me sentia baiano de coração, e agora eu sou baiano de coração, de fato e de direito”. Disse ainda que “eu me sinto muito grato por essa homenagem ter sido por iniciativa do deputado Hassan, amigo que conheço há mais de 20 anos”.
Ao presidir a cerimônia de outorga do título de cidadão, o legislador agradeceu ao amigo e vereador do município de Jequié, soldado Gilvan, e sua esposa, Lícia, “pela indicação do nome do coronel Taylon, para receber essa justa homenagem”. Hassan lembrou que, maranhense nascido na cidade de Parnarama, o coronel Taylon Cavalcante mudou-se para a Bahia em 1972, portanto há 53 anos, dos quais 36 anos prestando inestimáveis serviços à Polícia Militar da Bahia. “Coronel Taylon, sua vida é um testemunho do que significa servir ao próximo com coragem e abnegação. A farda que o senhor veste, há tantos anos, não é apenas um uniforme.
É um compromisso sagrado de proteger vidas, de garantir a paz, de manter a ordem pública e de fazer valer a nossa justiça”, afirmou Hassan, destacando ainda que “o êxito de um comandante não se constrói sozinho, é partilhado no silêncio do lar, no apoio da esposa, dos filhos, dos pais, daqueles que sustentam suas jornadas com compreensão, amor e oração”. O autor da homenagem frisou que “outogar o título de cidadão baiano significa mais do que um gesto simbólico. É a oficialização de um laço de pertencimento, é a Bahia dizendo, com o coração aberto, coronel Taylon, o senhor não é apenas um defensor do nosso povo, o senhor é agora também, oficialmente, parte de nossa família”.
O deputado pontuou ainda que “a Bahia sabe acolher”. Nossa terra é feita de diversidade, de calor humano, de fé e de coragem. O senhor, com sua trajetória, imprime esses valores, e ao longo da carreira, mostrou disciplina, preparo, firmeza e humanidade, e agora, como comandante da Região Metropolitana de Salvador, tem sido exemplo de liderança, equilíbrio e entrega”.
O deputado Hassan finalizou definindo que este título é um reconhecimento não apenas institucional, mas também espiritual. É a celebração da sua história de vida, marcada pela vocação de servir, guiada por princípios cristãos de justiça, solidariedade e amor ao próximo. “A Bahia, com sua fé e sua gratidão, o recebe de braços abertos. Que este dia seja inesquecível.
Que esta honraria seja guardada em sua memória e em sua alma, não como um troféu pessoal, mas como uma lembrança viva de que sua vida e sua missão têm impactado milhares de pessoas. Receba, em nome do povo baiano, o abraço caloroso e sincero desta terra, que agora é sua para sempre”.