![]() |
| Foto: Redes Sociais |
De acordo com os manifestantes, a mobilização é motivada pela desvalorização acentuada da arroba do fruto, cenário que vem comprometendo a sustentabilidade da atividade e a renda de centenas de famílias. Entre os fatores apontados pelos cacauicultores está o aumento das importações de cacau africano, que, segundo eles, tem pressionado o mercado interno e reduzido o valor pago pelo produto nacional.
Os produtores relatam prejuízos com a queda dos preços, que após atingirem patamares históricos em 2024, despencaram no início deste ano, chegando a cerca de R$ 250, conforme já havia sido noticiado pelo GIRO na última quinta-feira (22). A brusca desvalorização tem afetado diretamente pequenos agricultores e meeiros que dependem da cultura cacaueira para sobreviver.
A interdição da rodovia provocou um grande congestionamento nos dois sentidos da BR-101, uma das principais vias de ligação do sul da Bahia. Até o fechamento desta matéria, a pista permanecia bloqueada e não havia informações sobre negociação com autoridades. Também não foi esclarecido oficialmente a qual órgão ou esfera de governo o protesto está sendo direcionado.
