Enem terá inscrição automática para alunos do 3º ano da rede pública

|

— Crédito: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (8) que estudantes concluintes do ensino médio da rede pública terão inscrição automática no Enem a partir da edição 2026.  A medida está prevista na Portaria nº 422/2026 e integra o exame ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de ampliar a participação dos alunos e fortalecer o uso do Enem na avaliação da educação básica.  

Segundo o MEC, os estudantes do 3º ano serão inscritos com base nos dados enviados pelas redes de ensino. O aluno deverá apenas confirmar a participação, escolher a prova de língua estrangeira e, se necessário, solicitar recursos de acessibilidade.  

Com a mudança, o Inep deve ampliar os locais de aplicação em cerca de 10 mil escolas. A estimativa é que 80% dos estudantes da rede pública façam o Enem na própria escola onde estudam. O MEC também avalia oferecer transporte para alunos que precisarem realizar a prova em outras cidades. A expectativa é que ao menos 70% dos concluintes da rede pública participem do Enem em 2026. (Agência Brasil)

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga (73.988324409) |