REALIDADE FOI O TEMA DA AULA DE TEATRO DO PROJETO ANTIDROGAS REALIZADA EM PRAÇA PÚBLICA DE BARRA DO ROCHA

|

Como foi proposto no dia do lançamento do Projeto: “UM OLHAR DIFERENCIADO NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DOS JOVENS BARROCHENSES NO COMBATE ÀS DROGAS”, o Agende Comunitário de Saúde, Fundador do Projeto Encantart, Diretor de teatro, Musico/Percussionista, Coreógrafo e professor de teatro da cidade de Itabuna, o Sr. Eganldo França, vem desempenhando um ótimo papel no trabalho de conscientização sobre os males das drogas e qual o verdadeiro papel da sociedade em relação ao problema. Conforme combinado no primeiro contato, ele realmente está trabalhando com os problemas do nosso cotidiano e deixando os alunos bem a vontade no quesito inibição.

Este sábado, a primeira parte da aula foi realizada no palco da Praça de Eventos, uma forma de criar segurança nos jovens, bem como diminuir a timidez, já que em local aberto todos que passam no local acabam dando a atenção devida àqueles futuros talentos. Durante a aula pode-se ver muita persistência dos alunos, cerca de 30 (trinta), que desempenharam seus papeis e deixaram o professor Egnaldo bastante satisfeito, com exceção de alguns que ainda precisam perder o medo e expressar a arte teatral existente no seu eu.

A música CRIMINALIDADE, nossa “vida real”, do cantor Edson Gomes, foi o tema da aula em questão. Muitos foram os trabalhos através desta historia real demonstrada na canção, os alunos cantaram, discutiram a história e declamaram versos da canção; essa foi a parte mais interessante, pois os envolvidos no projeto tiveram que em alto e bom som, tentar convencer não apenas os colegas como as pessoas que passavam no local; uma forma de aprender na prática a lidar com a comunicação e técnicas de teatro.

Parabenizamos o professor Egnaldo pelo trabalho, que diante os bons comentários, hoje podemos realmente comprovar que é de qualidade e principalmente está dentro do objetivo do referido projeto, que é desenvolver em cada um a capacidade de lidar com os problemas das drogas, ou melhor, prevenir e afastar os alunos desta maldita praga que assola nossa comunidade. Sabemos que a presença do profissional citado acima pode ser encarado como uma oportunidade em nossa cidade, já que alem de “bagagem” é responsável por uma grande projeto Teatral em Itabuna. Sendo assim, esperamos que neste projeto sejam descobertos talentos, e quem sabe futuramente nossa Barra do Rocha seja representada no cenário teatral, seja ele regional, estadual ou até nacional.

A semente está sendo plantada, agora cabe aos alunos cuidarem e regarem direitinho para que em breve os frutos sejam colhidos. Precisamos de mudança imediata e juntos conseguiremos mudar a situação, pois diferente da canção, nós podemos ser o “SUPER HOMEM” e não devemos ficar esperando pela tão sonhada mudança.

Analise bem a letra da canção, depois se pergunte: será justo continuarmos de braços cruzados?

É tanta violência na cidade/ Brother é tanta criminalidade/ As pessoas se trancam em suas casas/ Pois não há segurança nas vias públicas/ E nem mesmo a polícia pode impedir/ As vezes a polícia entra no jogo/ A gente precisa de um super-homem/ Que faça mudanças imediatas/ Pois nem mesmo a polícia pode destruir/ Certas manobras organizadas [...] A lua já não é mais dos namorados/ Os velhos já não curtem mais as praças/ E quem se aventura pode ser a última/ E quem se habilita pode ser o fim/ [..] Pois nem mesmo a polícia pode destruir/ Certas manobras organizadas/ Não tudo um dia vai passar/ Sei que tudo um dia vai mudar.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |